A época das festas juninas é uma das mais divertidas do ano. Além de aproveitar com muita comida deliciosa, é uma oportunidade de brincar e se divertir, além de socializar e compartilhar o evento com outras pessoas. O colégio COP BH todo ano faz a sua festa junina tradicional, pois ela também é muito importante para os nossos alunos.

A importância da festa junina no COP

O mundo está cada vez mais globalizado. Com isso, as crianças têm acesso a diversas culturas e muitas vezes bem distantes da nossa. Isso é uma ótima notícia, afinal, quanto mais cultura as crianças estiverem expostas, melhor para seu aprendizado.

Especialmente por isso, se torna muito importante que ela tenha acesso à própria cultura. A festa junina traz uma aproximação a uma parte da cultura brasileira que não é tão amplamente divulgada, ainda mais para as crianças.

Isso sem mencionar a característica de urbanização cada vez mais forte na sociedade. Muitas crianças têm pouco, ou nenhum, contato com o cotidiano dia a dia devido ao acesso rápido a tecnologia. As festas juninas são mais uma oportunidade de trazer um pouco de integração entre essas pontas da sociedade.

Apresentando a diversidade do Brasil

Por isso, muitas crianças não têm a verdadeira noção de como o Brasil é um país diversificado. O Colégio COP acredita na importância de ilustrar essa diversificação, especialmente para as crianças.

Portanto, a festa junina é uma forma de representar uma parte específica da cultura brasileira, sendo um ótimo gancho para a apresentação de outras.

Com isso, o colégio cop tem a prática de incentivar as festas juninas contendo também diversos outros tipos de celebrações culturais, para a criança conhecer ainda melhor o Brasil.

A integração dos alunos e dos pais

Além disso, a festa junina é um evento para todos. O Colégio COP incentiva a participação dos pais, proporcionando uma ótima oportunidade de visitar a escola das crianças.

E mais importante, é uma forma de fazer com que a criança tenha uma nova integração. Para que a festa dê certo e seja um sucesso, é necessário haver um engajamento dos alunos, não somente participando, mas também contribuindo para a sua organização.

As festas juninas também são uma oportunidade de fazer a integração com todos os outros alunos de séries diferentes. Pelo colégio ser grande, com centenas de alunos, as festas apresentam a oportunidade de sair um pouco da zona de conforto e interagir com crianças e jovens de outras idades, ampliando os horizontes.

participação ativa das crianças na organização da festa também é uma ótima oportunidade de trazer um pouco de responsabilidade e engajamento. Existem diversas atividades que podem ser muito legais para as crianças, como ajudar na decoração, contribuir para a escolha das músicas e da comida, além de participar da quadrilha, é claro.

Por todos esses motivos, a festa junina faz parte do currículo de nosso colégio. Uma celebração extremamente divertida, que agrega muito valor para os pais e, especialmente, para as crianças.