A timidez em uma criança é certamente um incômodo para ela, mas em muitos casos os pais se dão conta desse problema e podem se perguntar o que devem fazer para ajudar seu filho a lidar com a timidez. Este artigo traz dicas muito importantes para tratar isso.

A timidez na infância é um perigo?

Na infância, a timidez é bastante comum. Em alguns casos, ela passa depois de algum tempo, quando a criança faz amigos na escola, mas em outros pode durar até a vida adulta. E o perigo existe justamente porque uma criança tímida tem dificuldades para se enturmar.

Assim, pode ser que ela se sinta deslocada nas relações sociais e que, com isso, não aproveite a vida como deveria aproveitar. A timidez é um perigo quando, por exemplo, a criança tem dificuldade para ler em voz alta, para pedir para ir ao banheiro e para tirar uma dúvida com o professor.

A timidez é normal?

Como dito mais acima, a timidez é comum e por isso não é um indicativo direto de que a criança sofre de um problema. É normal ficar tímido em algumas situações expositivas; em alguns casos, a criança é apenas reservada e consegue falar sempre que precisa.

Como ajudar seu filho a lidar com a timidez?

Os pais são as primeiras referências das crianças, e, se o ambiente familiar é tímido, ou seja, sem conversa ou brincadeiras em conjunto, é natural que a criança cresça inibida. Por isso, a primeira dica é estimular o diálogo, perguntando como seu filho se sente e o que gosta de fazer.

Com isso, você trabalha com a valorização do que ele tem a dizer e com a autoconfiança do pequeno, fazendo com que ele se sinta mais seguro quando precisar falar algo em público.

Você não deve criticar seu filho por ser tímido, por isso evite fazer comentários negativos sobre a questão, ainda mais na frente dos outros. Por exemplo, é recomendado evitar frases como “Ele sempre foi meio tímido”, pois isso pode encorajá-lo a perpetuar esse comportamento.

O que os pais devem fazer é agir com assertividade. Abrir o espaço para o diálogo em casa e valorizar os pensamentos do seu filho são atitudes positivas, mas também é interessante conversar abertamente sobre as situações que o deixam tímido.

Outra dica importante que pode lhe ajudar a deixar a criança menos tímida é não a forçar a atividades sociais das quais ela não quer participar. Isso geralmente tem o efeito contrário ao esperado; incentive, então, a criança a participar de exercícios em pequenos grupos, talvez estimulando atividades diferentes do comum.

É importante também que você não compare seu filho com outra criança. Dizer coisas como “Seu amigo foi ao passeio” é prejudicial porque aumenta a insegurança da pessoa que sofre com a timidez. Caso ache necessário, procure ajuda psicológica para seu filho.

Lembre-se de que a timidez não é necessariamente um problema; às vezes, a criança em questão é apenas mais quieta e não gosta de falar muito de si. E é importante respeitar isso. Cabe aos pais reconhecer quando a timidez de fato atrapalha o desenvolvimento da criança.

FONTES: