A preparação para o vestibular sempre exige muito dos alunos do Ensino Médio. A ansiedade de ingressar em uma universidade e começar a construir uma carreira faz com que o ensino escolar seja primordial durante a construção deste caminho.

Obter uma boa nota no ENEM é o objetivo central de diversos alunos e seus responsáveis. Para que isso seja possível, o Colégio em BH conta com toda uma estrutura de ensino que permite que o aluno aprenda além do conteúdo dado em sala de aula.

Sempre comprometidos com o ensino, o Colégio COP elencou 5 métodos para que o aluno obtenha o sucesso desejado nesta fase decisiva. Confira!

1. Estrutura modernizada

O jovem de hoje é considerado uma pessoa conectada com o mundo durante grande parte do seu dia, o que pode fazer com que as tradicionais salas de aula não consigam ter o mesmo apelo.

Por entender as mudanças nas gerações, o Colégio COP oferece uma estrutura de ensino alinhada ao mundo digital.

Muito além da sala de aula, os alunos contam com um grande laboratório de informática, onde podem fazer suas pesquisas de maneira rápida e se conectar com outras fontes de informação.

O ensino do Colégio em BH também oferece um amplo incentivo à leitura e prática da redação nos mais variados temas e problemáticas atuais, convidando o aluno a participar de debates junto aos professores.

2. Método Pomodoro

Uma boa estrutura de ensino não caminha se não obter sua continuidade em casa. É extremamente importante que o aluno do Ensino Médio reserve ao menos duas horas do seu tempo para repassar as matérias.

Para que isso seja possível, um dos métodos mais utilizados e incentivados pelos professores é o Pomodoro.

A técnica consiste em um formato de 25/5, ou seja, são 25 minutos de intenso foco na matéria e cinco minutos de descanso que podem ser utilizados como o estudante preferir.

O Pomodoro tem como objetivo explorar além do foco, a produtividade e equilíbrio nos estudos, que pode ser ampliada justamente por estas curtas pausas.

Desta maneira, o aluno poderá absorver melhor a matéria, tendo maior chance de conquistar boas notas em simulados e no ENEM.

3. Mapas mentais

O ensino voltado para a tecnologia oferecida pelo Colégio COP estimula a criatividade e aumenta a capacidade do aluno em identificar e criar imagens referentes aos assuntos que o permeiam.

A elaboração de um mapa mental pode ajudar na organização de matérias que deverão ser estudadas ou revisadas.

Conteúdos que exigem muitas informações podem ser aprendidos de maneira mais rápida utilizando cores e desenhos que destaquem a importância do assunto. Assim, ao revisar a matéria, o aluno terá maior facilidade em entender seus pontos-chave.

4. Teste prático

Bastante popular entre os professores do 3º ano do Ensino Médio no colégio em BH, o teste segue um formato parecido com o simulado tradicional e é focado para tirar dúvidas dos alunos nas matérias que podem cair no ENEM.

As perguntas são elaboradas pelos próprios estudantes e divididas em diferentes temas, facilitando a pesquisa em diversos meios para encontrar respostas satisfatórias.

5. Estudo com base em provas anteriores

Um dos métodos mais tradicionais aplicados pelos professores de vestibular é o estudo através de provas antigas.

Isso faz com que o aluno conheça melhor como são elaboradas as questões e tenha um tempo para praticar a interpretação de texto, evitando erros bobos que podem ser fatais para a nota final.

O colégio em BH conta com uma equipe de professores especializados para dar todo o suporte ao aluno durante a resolução das provas antigas, fazendo com que o estudante obtenha sucesso em todos os exames.