Em meio à rotina intensa de estudos, trabalhos e atividades para fazer, e matérias bem densas e extensas, qualquer estratégia que otimize e facilite os estudos é válida! Para manter os estudos sempre bem organizados e mais fáceis para compreensão, existem algumas técnicas que podem ajudar, como é o caso do fichamento e do resumo.

Tais práticas são bem antigas em escolas e universidades, já que trazem resultados positivos para os estudos, principalmente para quem está cursando a graduação, pós-graduação ou se preparando para uma prova de concurso público, por exemplo. Quanto mais difícil for o nível em que o aluno se encontra, mais necessário é o uso dessas técnicas.

A preparação para estudos mais complexos precisa ser mais estratégica, com base em métodos para garantir a fixação e acelerar o processo de aprendizado. É possível estudar sem aplicar nenhuma técnica como essas citadas, porém, o tempo de estudo será muito maior e talvez a absorção do conteúdo não seja tão eficaz.

Por isso, vamos compreender a importância do resumo e do fichamento para a sua rotina de estudos:

Fichamento

Esse tipo de técnica é usada principalmente para tarefas que exijam a construção de um texto, como uma redação ou um artigo, por exemplo. O fichamento serve para organizar as ideias e servir de norte para a construção do texto.

A partir de uma leitura, estudo ou pesquisa, você pode elaborar o fichamento separando as ideias que deseja ressaltar em seu texto. É possível fichar da forma que for melhor para o estudante, como em tópicos, separando por assunto, entre outras segmentações.

Essa técnica pode ser aplicada de diferentes maneiras, como a separação de citações mais importantes de um livro ou publicação, acontecimentos mais relevantes, períodos, falas, exemplos etc.

Não importa o tipo de fichamento que você escolherá, qualquer um lhe auxiliará na organização e otimizará o seu tempo de leitura e produção textual.

Resumo

Muito solicitado pelos professores como tarefas nas escolas, os resumos sempre serviram para fixar o aprendizado na mente dos estudantes. É uma forma de colocar no papel o que você aprendeu, com suas próprias palavras, mas sem fugir da ideia e das informações contidas no texto.

Ao fazer um resumo sobre um texto específico ou sobre uma matéria inteira, pode ajudar no processo de compreensão do que foi ensinado.

Além disso, o resumo se mostra um adianto para a hora de estudar para uma prova, por exemplo. Com a correria do dia a dia, muitas vezes não temos tanto tempo para dedicar a horas de estudos. Por isso, ao resumir o conteúdo, você o estuda mesmo assim, mas de forma sintetizada e mais rápida.

Isso porque no resumo, o estudante escreve as partes mais importantes da matéria, o que traz mais foco e praticidade na hora dos estudos.

O mesmo vale para resumir um livro, por mais extenso que seja. Copiar o resumo da internet pode até fazer você conhecer a história do livro, mas isso não significa que você irá compreendê-lo ao ponto de responder perguntas sobre ele.

O ideal é ler o livro, fazer o seu próprio resumo. Assim você terá uma visão mais aprofundada sobre ele e irá compreendê-lo de fato!