Com um mundo cada vez mais globalizado, cresce nos pais e responsáveis um anseio para educar os filhos matriculando-os em escolhas com ensino bilíngue. Entretanto, se por um lado tal ensino vem crescendo, por outro o ensino bilíngue, no que tange à educação infantil desde os primórdios, é recorrentemente estigmatizado.

Ideias como a de que aprender duas línguas podem ser prejudiciais ao desenvolvimento de uma criança, não passam de mitos. Uma vez que o cérebro das crianças é capaz de absorver uma grande quantidade de informações e o aprendizado obtido durante esta fase pode perdurar, tal concepção de o estudo bilíngue ser prejudicial mostra-se uma inverdade.

Continue fazendo a leitura deste artigo e saiba com quantos anos seu filho pode iniciar outro idioma e como o Colégio COP BH pode te ajudar.

Como funciona um ensino bilíngue?

A educação bilíngue funciona com o outro idioma em questão que não é o português, sendo ministrado dentro do âmbito escolar, contudo, o idioma é associado a outras matérias como Matemática, História e Geografia. Ou seja, é uma educação voltada de forma ampla no ensino, não apenas como uma disciplina de língua estrangeira como costumava ser anteriormente.

Ou seja, o ensino da língua estrangeira não fica restrito aos aspectos gramaticais, fazendo com que o ensino seja similar ao que ocorre na língua portuguesa, utilizando os mesmos parâmetros. É uma forma de contextualizar a língua estrangeira, fazendo com que faça parte do cotidiano do aluno, tal como a língua materna.

Existe uma idade certa para iniciar uma educação bilíngue?

As crianças possuem total aptidão para assimilarem duas línguas distintas, desde que estejam em contato com ela recorrentemente, assim como nos mais variados contextos. Se as crianças desde cedo são expostas aos dois idiomas, adquirem uma percepção maior acerca das duas línguas.

O que caracteriza o fato de quanto mais cedo as crianças entrarem em contato com a educação bilíngue, mais fácil elas assimilarão o novo idioma como se fosse a língua natal. Isso, obviamente, variando de acordo com a cognição da criança e respeitando individualidades no que concerne ao desenvolvimento de cada uma.

Obviamente, é imprescindível que o contato do aluno com a língua estrangeira não se restrinja ao âmbito escolar, treinando o vocabulário nos outros ambientes fora do colégio.

Entre os seis meses de vida e os quatro anos de idade, o cérebro de uma criança é extremamente desenvolto, inclusive no que tange à cognição relacionada ao aprendizado de idiomas.

O Colégio em BH tem o objetivo de estimular o aprendizado de uma língua estrangeira durante este período como propenso ao aprendizado, desmistificando ideias de que o ensino bilíngue pode ser prejudicial a crianças muito pequenas. O Colégio COP BH oferece o ensino bilíngue e compreende a importância da língua estrangeira no que tange à educação.

O Colégio COP em BH trabalha com a concepção de que um ensino bilíngue pode e deve ser priorizado nos primeiros anos de vida, estimulando habilidades orais, lógicas e de interpretação, além da consciência metalinguística.

O ensino bilíngue também estimula a criatividade e amplia a cognição, sendo, portanto, uma opção válida e enriquecedora para o aluno. O Colégio em BH, compreende que os valores do indivíduo se perpetuam na infância, assim como sua capacidade cognitiva, investindo no aprendizado dessa etapa com afinco.

O Colégio em BH, trabalha com a perspectiva de que uma ampla formação é um diferencial no que concerne ao aprendizado. Sempre pensando no bem-estar do aluno, o Colégio COP BH prioriza uma educação de qualidade, valores institucionais fortes e a melhor capacitação para ingressarem em uma universidade, e futuramente no mercado de trabalho, preparados e instruídos com valores sólidos.

Acesse nossa página e conheça o que o Colégio em BH oferece de melhor e sempre com excelência em qualidade.